Diário do Sudoeste.com.br

  Mudar jornal: Diário de Guarapuava
  • Pato Branco, 25 de Outubro de 2014

Publicado em 14 de Novembro de 2012, às 10h40min

Gabarito da prova teórica de direção pode ser consultado pela internet

Desde a última segunda-feira os candidatos já podem utilizar a facilidade

Diário do Sudoeste Marcelo Coan
O gabarito pode ser acessado a qualquer hora pelo cancidato (Foto: Reprodução )

Em todo o estado do Paraná, a partir desta segunda-feira (12), os candidatos à primeira habilitação ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão acesso, pela internet, ao gabarito das provas teóricas aplicadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná. A consulta poderá ser feita com o número do protocolo de cada usuário, número ou data da prova e será possível consultar as questões aplicadas e verificar os erros cometidos. A medida faz parte das ações do Governo do Paraná, e busca a transparência do processo de avaliação.


Segundo a chefe da 5ª Ciretran de Pato Branco, Marilene Meneguzzo Schnornberger os funcionários do Detran, a pelo menos 50 dias, já tinham acesso e podiam verificar, na hora que o candidato encerrasse a prova, o resultado da avaliação com os acertos e erros. “Já podíamos emitir o resultado e disponibilizar para os candidatos”, disse ela. Contudo, agora, é possível que os candidatos acessem, de suas residências se preferirem, os resultados da avaliação. A consulta pode ser feita pelo link

 

confira também


Conforme a chefe, em Pato Branco, não havia grande procura pelo gabarito, “uma ou outra pessoa cobrava isso”. Para ela, isso, talvez, fosse pela falta de informação, pelo não interesse do candidato ou o susto de não ter sido aprovado. De acordo com ela, havia reclamações por parte dos alunos sobre a interpretação das questões e para sanar este problemas, uma comissão composta por técnicos de instituições ligadas ao assunto avaliaram o banco de dados do Detran e as perguntas que apresentavam dificuldades na interpretação foram corrigidas ou excluídas do banco. 


Após a revisão, o banco de questões do Detran Paraná soma 1.200 perguntas, algumas cedidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na prova obrigatória para quem faz a primeira habilitação, os alunos têm 50 minutos para responder 30 questões, escolhidas aleatoriamente por sistema informatizado.


Para aprovação, o candidato necessita acertar, no mínimo, 21 perguntas, as quais tratam de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.


Com as inovações e mudanças que ocorreram, segundo Marilene, as pessoas, agora, possuem acesso a uma série de serviços que o Detran presta e que não é necessário se deslocar até a entidade, pois podem ser feitas pela internet.


Renovação
Embora muitos serviços estão disponíveis pela internet, um que apresenta pouca procura, segundo a chefe da Ciretran de Pato Branco, se refere a renovação da habilitação. “As pessoas não precisam se deslocar até o Detran para retirar a guia para renovar a habilitação”. No portal, é possível verificar, por exemplo, se a foto pode ser reaproveitada ou não. “98% das pessoas que ligam para a entidade sobre habilitação a dúvida é sobre o que fazer após o período de CNH provisória”. De acordo com Marilene, após vencer a carteira de motorista provisória, a pessoa pode fazer a definitiva diretamente pela internet, “paga a guia e aguarda receber em cada a habilitação. Exceto se houve mudança de endereço residencial”, falou ela.